20170926112017aa0kpjgrLg.jpg

Ao adquirir uma máquina industrial com nível técnico equivalente ao de um torno, é nítido que uma série de cuidados e precauções precisam ser tomadas, para assim manter o controle de desgaste do equipamento, seja por tempo natural de utilização ou por uso incorreto da máquina, e com isso aumentar tempo de vida útil do mesmo.

Os cuidados começam durante a operação do equipamento, pois por ter suas partes giratórias, necessariamente expostas, podem provocar graves acidentes. Nunca devem ser utilizadas luvas, correntes, anel, roupas com mangas compridas e folgadas por que podem ser “arrastadas” pelos movimentos giratórios dos componentes.

Algumas outras dicas podem ajudar a garantir o máximo desempenho do seu Torno:

  • Mantenha a manutenção da máquina durante a operação para garantir o desempenho e vida longa do equipamento.
  • Depois de operar a máquina normalmente por 10 dias, o óleo de lubrificação interno deve ser trocado e limpo com parafina, que terminará após alguns intervalos definidos.
  • Antes da operação de cada dia, a lubrificação deve ser feita de acordo com o requerido pela máquina e sempre examinar o nível de óleo dentro da caixa do eixo principal.
  • Rebarbas podem cair na superfície deslizadora que deverá ser limpa regularmente, e a inspeção deve ser sempre para evitar que as rebarbas caiam de uma maneira que possam desregular o torno.
  • Se encontrar algum dano no equipamento, a manutenção deve ser feita imediatamente.
  • Os operadores só podem sair de perto do torno quando ela não estiver em uso.
  • Se ouvir algum barulho anormal, o operador deve parar o uso do equipamento e consertá-la.

Vale lembrar que todo cuidado é pouco, sendo assim o não cumprimento destas mediadas de precaução podem gerar tanto desgaste excessivo do equipamento, quanto algum acidente que pode tomar proporções extremamente graves.

Em caso de dúvidas, suspeita de problemas técnicos ou mau funcionamento busque a assistência técnica Hovam para que seja realizada uma manutenção preventiva.