202004221105147r6Ygn4jO.jpg

Desde 1995, a UNIMAQ é uma empresa que atua na fabricação e comercialização de máquinas e equipamentos industriais, proporcionando aos clientes melhores produtos e serviços, consolidando-se como uma empresa forte e reconhecida no mercado nacional. Em 2008 demos um grande passo e desenvolvemos a marca dos produtos UNIMAQ, fortalecendo-se a cada dia e passando a ser reconhecida no mercado por HOVAM.

As primeiras talhas elétricas HOVAM foram importadas da China, um dos maiores parceiros econômicos do Brasil. Ao passar dos anos, os fornecedores chineses deixaram de ser apenas fornecedores de equipamentos e passaram a ser efetivamente parceiros de negócios, com muita troca de experiências entre uma empresa que tem o know-how do mercado nacional de elevação e movimentação de cargas e, de outro lado, um dos maiores fabricantes de equipamentos de elevação do mundo. Tão logo esta parceria se desenvolveu e hoje, diretamente, a UNIMAQ é responsável por empregar 35 colaboradores chineses, sob a coordenação de profissionais capacitados e lapidados na sede de Jaboticabal/SP, que atualmente residem em Chongqing, um grande município localizado na região sudoeste da China.

Enfrentando uma das mais duras crises na história da China desde a revolução em 1949, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não poupa elogios à atuação das autoridades chinesas perante o novo coronavírus (COVID-19). "A China mudou o curso do surto dentro do país. O que era um crescimento rápido, estabilizou e começou a descer mais depressa do que alguém pode esperar, quando se observa a dinâmica natural neste tipo de situações. Centenas de milhares de casos foram evitados na China graças a esta intervenção agressiva", afirmou na semana passada Bruce Aylward, epidemiologista canadense e líder da equipe da missão conjunta OMS-China na COVID-19.

Mas a China, onde surgiu o COVID-19, registrou apenas 15 novos casos nesta quinta-feira, bem distante dos 15 mil novos casos que se anunciava em um dia como hoje, há um mês. As taxas de contaminação têm diminuído gradualmente nas últimas semanas e, neste momento, apenas permanece um último foco na província de Hubei onde tudo surgiu. Com a regressão dos casos ativos, 11 dos 14 hospitais temporários que foram construídos na cidade de Wuhan, em apenas dez dias para tratar pacientes com o novo coronavírus, estão sendo desmontados.

A China é líder mundial em inteligência artificial, e neste conturbado começo de ano foram múltiplas iniciativas e vastas aplicações dessa tecnologia: no diagnóstico do vírus, na identificação e monitoramento dos infectados, no acompanhamento da situação, na fabricação de tecidos que oferecem maior proteção para a equipe médica, em supercomputadores trabalhando em uma vacina, em robôs e drones com diversas funções, e em chatbots para avisar os cidadãos sobre interrupções de viagens ou fornecer serviços de saúde gratuitamente. O país continua lançando novas soluções todos os dias.

Há pouco tempo, quando a China passava por dias piores, o Japão doou máscaras e enviou outros suprimentos médicos, atitude amplamente divulgada nas mídias sociais chinesas. Os chineses se mostraram surpresos e até mesmo emocionados com o gesto do país vizinho, e houve uma reaproximação geracional entre Japão e China.

Recentemente, o governo chinês tem retribuído a gentileza enviando especialistas e equipamentos médicos não apenas para o Japão como também para a Itália, a Coreia do Sul, o Irã, o Iraque, o Paquistão, a Espanha, as Filipinas, entre outras regiões, além de ter doado mais de 20 milhões de dólares para a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Essa foi uma excelente oportunidade que o país abraçou de se mostrar um ator internacional responsável e relevante no cenário internacional. Crises globais precisam de maior cooperação entre as nações e de mais exemplos de superação de antagonismos históricos.

Temos como meta ser a principal empresa do Brasil no fornecimento de máquinas, equipamentos e serviços para elevação e movimentação de cargas. Desta forma, a preocupação com o bem-estar social, integridade, honestidade, transparência, organização e responsabilidade social e ambiental, faz cada vez mais presente em nós.

Grupo Unimaq – Soluções que movimentam e elevam sua produtividade!