O Novembro Azul teve origem no ano de 2003, na Austrália. O “Movember” foi o primeiro movimento, que tinha o objetivo te arrecadar fundos para auxiliar pesquisas sobre câncer de próstata.

Com o passar dos anos, a campanha aderiu novos adeptos e está presente em mais de 20 países, e passou a ser conhecido como Novembro Azul. Mas, por que novembro? Novembro foi escolhido, pois dia 17/11 é comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

O Novembro Azul tem como objetivo conscientizar homens a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata, incentivando-os a realizarem o exame de toque. No Brasil, a campanha começou no ano de 2008 e foi promovida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2018/2019, 68.220 homens poderão ser diagnosticadas com a doença.

“No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.” (Fonte INCA)

A Unimaq, assim como nos anos anteriores, aderiu à campanha Novembro Azul, conscientizando seus colaboradores para que realizem os exames periodicamente e busquem sempre, pelo bem estar e pela melhoria da saúde!

Fonte: Unimaq